República Popular Democrática da Coreia: Vanguarda do Socialismo em Nosso Século
Por Gabriel Martinez, Centro de Estudos da Ideia Juche – Brasil
Estimados camaradas,
Em nome do Centro de Estudos da Ideia Juche do Brasil, envio a todos os presentes as nossas mais calorosas saudações.
Neste evento especial que celebra o 75º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia, temos a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos entre todos os companheiros que estudam e divulgam a ideia juche em seus respectivos países. Hoje me encarregarei de falar sobre a República Popular Democrática da Coreia como vanguarda da causa e da construção do socialismo em nosso século. Desde que o revisionismo contemporâneo tomou o poder na União Soviética, o Movimento Comunista Internacional entrou em profunda crise política e ideológica. Os revisionistas modernos – representados especialmente pela figura de Kruschev - atacaram a história da primeira experiência de construção socialista da história e difamaram a imagem de Stálin. Com esse criminoso ato, os revisionistas abriram as portas para a liberalização burguesa e aos poucos a União Soviética e outros países socialistas foram infestados por ideias alheias ao sistema socialista. Toda essa confusão ideológica foi seguida por uma série de reformas no sistema econômico que, aos poucos, pavimentaram o caminho para a restauração completa do sistema capitalista.
Em 1962, quando era aguda a crise ideológica no interior do movimento comunista internacional, o Dirigente Kim Jong Il, em conversa com estudantes na Universidade Kim Il Sung, apresentou uma correta e científica análise a respeito do caráter do revisionismo contemporâneo. Relembrando o que anteriormente já havia sido afirmado pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, de acordo com Kim Jong Il: “O revisionismo contemporâneo é, em essência, igual ao revisionismo precedente. Ambos negam os princípios fundamentais do marxismo e exigem o abandono da luta revolucionária, servindo assim aos interesses dos imperialistas e às classes reacionárias, sob pretexto de que mudou o momento histórico”. (Kim Jong Il, Obras Escogidas, Vol. I, 2015, p. 250-251) Daqui podemos ver que, desde o princípio, os camaradas coreanos, liderados pelo Presidente Kim Il Sung e pelo Dirigente Kim Jong Il, sempre adotaram uma posição correta e combativa em defesa do sistema socialista, das ideias revolucionárias do proletariado, construindo a República Popular Democrática da Coreia em uma poderosa fortaleza política e ideológica. Com a queda da União Soviética e a restauração do capitalismo nos antigos países socialistas, o Partido do Trabalho da Coreia estava armado com uma poderosa ideologia revolucionária, fato este que permitiu que a bandeira vermelha da revolução fosse defendida de maneira resoluta pelo povo coreano. Considero importante ressaltar esses fatos, pois eles nos ajudam a entender o espírito combativo e revolucionário do povo coreano e do seu partido revolucionário. Também nos ajuda a entender o porquê a República Popular Democrática da Coreia pôde se desenvolver como uma importante fortaleza do socialismo, não tendo o mesmo destino dos outros países socialistas.
Na obra Lições Históricas da Construção Socialista a Linha Geral de Nosso Partido, o Dirigente Kim Jong Il destacou: “(...) é preciso fortalecer o partido da classe operária no terreno organizativo e ideológico, assegurar de modo constante sua direção sobre a revolução e construção, elevar sem parar a função e o papel do poder socialista, defender e desenvolver a propriedade de mesmo caráter e lutar resolutamente contra o imperialismo” (Kim Jong Il, Obras Escogidas, Vol. 12, 2008, p. 275).
O Dirigente Kim Jong Il percebeu que, para construir o socialismo de maneira adequada, é necessário fortalecer e reforçar cada vez mais o papel dirigente do Partido da classe operária durante todo o processo revolucionário, conduzindo uma importante luta ideológica para fazer com que os homens que constroem a sociedade socialista sejam dotados com ideias correspondentes ao caráter da nova sociedade e possam assim desempenhar de maneira correta o seu papel como donos da sociedade. O Partido, nesse sentido, ocupa papel orientador chave, dado que ele é a força política, a organização capaz de guiar e orientar de maneira correta as massas populares nesse processo. Nesse sentido, os camaradas coreanos conseguiram estabelecer um sistema baseado na unidade monolítica entre Líder, Partido e massas populares. Precisamente por terem verificado e aplicado de maneira correta tais princípios, o Partido do Trabalho da Coreia pôde, não apenas preservar, mas também fortalecer o sistema socialista, mesmo estando inserido em um período difícil marcado pela crise do movimento comunista internacional e pela intensificação do cerco imperialista. Como recordou o camarada Kim Jong Un, em seu Informe Sobre os Trabalhos do Comitê Central Apresentado No VII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia: “Ainda nos momentos críticos da defesa do socialismo, nosso Partido, convencido do triunfo e do futuro luminoso da pátria, projetou uma grande meta de construção de uma potência socialista, fazendo esforços árduos para alcançá-la e colocou a causa socialista em um degrau superior” (Kim Jong Un, Informe Sobre os Trabalhos do Comitê Central Apresentado No VII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia, 2016, p. 10).
Hoje, passados sete anos em que essas palavras foram proferidas, podemos afirmar que a RPDC já se consolidou plenamente como uma potência socialista, dotada de um grande poderio defensivo. Durante todos esses 75 anos de luta pela construção do Estado socialista, o povo coreano conseguiu obter inúmeros feitos, que servem como verdadeiro exemplo para todos os povos que lutam por sua independência política, econômica e social. As conquistas sociais, tais como: moradia, educação e saúde gratuitos; o estabelecimento da igualdade entre homens e mulheres, o fim do analfabetismo; a reforma agrária seguida da cooperativização rural; a industrialização socialista, a abolição dos impostos, a criação de cidades dotadas com infraestrutura com instalações modernas a serviço do povo. Tudo isso são importantes conquistas que o povo coreano obteve graças à sua árdua luta por independência. Tais direitos só podem ser mantidos e realmente assegurados pelo socialismo.
Estamos seguros de que, neste 75º aniversário de fundação da República Popular Democrática da Coreia, o povo coreano fará votos para seguir defendendo com firmeza a causa do socialismo. A RPDC e o PTC, sob a liderança do estimado camarada Kim Jong Un, continuarão obtendo inúmeras vitórias na construção socialista, fazendo com que a revolução coreana atinja um novo auge, demonstrando ao mundo a superioridade do socialismo de tipo coreano.
Por Gabriel Martinez,
Centro de Estudos da Ideia Juche – Brasil