Kim Jong Il Nasceu no Acampamento Secreto do Monte Paekktu
Rosanita Campos, Membro do Comitê e da Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil, Presidente do Instituto Claudio Campos Conselheira do Instituto da Amizade Brasil-Coreia
Exelentíssimos senhores organizadores do Festival Internacional em Honra aos Grandes Homems du Mt. Paektu
Camaradas da RPDC – República Popular Democrática da Coreia
Senhores Membros do Comitê Internacional organizador da Indonésia
Camaradas de todo o mundo presentes ao Festival
AO enviar minha ponência aproveito para agradecer o gentil convite a mim apresentado pelos camaradas expressando minha alegria em participar aqui com vocês em nome do Instituto da Amizade Brasil-Coreia.
Neste Festival comemoramos o 80º aniversário do eterno Dirigente Kim Jong Il que teve o mérito de se impor a tarefa de dar continuidade a obra do eterno Presidente Kim Il Sung, fundador da RPDC, tarefa que cumpriu com maestria e total dedicação.
Homenagear Kim Jong Il e os grandes heróis do Paektu é uma tarefa de todos os revolucionários do mundo.
Kim Jong Il nasceu no Acampamento Secreto do Monte Paekktu e cresceu em meio a luta de todos os coreanos para expulsar os japoneses do solo coreano e tornar a Coreia um país independente, livre do imperialismo japonês. Nesse processo, ainda em tenra idade apoiou os esforços do Grande Líder Kim Il Sung. Aprendeu em plena luta a ser um grande revolucionário como seu pai e sua mãe, a heroína Kim Jong Suk.
Quando ainda estava na universidade aprofundou os estudos sobre questões filosóficas, econômicas e políticas, desenvolvendo a Ideia Juche. Em seu trabalho sobre “ O surgimento do revisionismo contemporâneo”, analisou a origem do nascimento do revisionismo contemporâneo, sua natureza reacionária e periculosidade. Destacou o quanto essa corrente era nociva ao negar a direção do partido da classe operária sobre a revolução e o trabalho construtivo, ao render-se perante o imperialismo ianque por medo da chantagem nuclear, ao difundir ilusões sobre o imperialismo, retroceder na luta anti-imperialista e destruir a unidade e coesão dos países socialistas e do movimento comunista internacional.
Kim Jong Il aprofundou e desenvolveu a ideologia revolucionária da classe trabalhadora. Desenvolveu a concepção filosófica de mundo, a concepção da história social, e as teorias sobre a revolução baseadas na ideia Juche nos diversos trabalhos de disciplina e dissertações, entre eles “Sobre o papel determinante da consciência ideológica” (dezembro 1962) onde reafirma o pensamento de Kim Il Sung sobre o papel da luta ideológica dentro do Partido.
Em 22 de julho de 1962 entrou para o PTC – Partido do Trabalho da Coreia.
No período de suas atividades fortaleceu e desenvolveu o Partido do Trabalho da Coreia fundado pelo Presidente Kim Il Sung como uma agrupação revolucionária de tipo Juche e elevou extraordinariamente sua capacidade combativa e reitora.
Ao dirigir as forças armadas revolucionárias do país, transformou o Exército Popular da Coreia em um autêntico exército do Partido e do Líder, em uma invencível força que defende fidedignamente com as armas o Partido e a causa do socialismo, e transformou o país em um baluarte inexpugnável ao armar todo o povo e fortificar todo o território nacional.
Continuando esse grande trabalho de direção política, Kim Jong Il acompanhou os esforços de de Kim Il Sung e de todo o povo coreano para a vitória na Guerra da Coreia (1950-1953) e mais à frente, dotou a Coreia da capacidade de dissuasão nuclear, fato da maior relevância para impedir a guerra na Península coreana, garantir a soberania e integridade territorial do país, em suma, a condição da Coreia ser socialista de acordo com a vontade de seu povo.
Além disso tudo Kim Jong Il prestou profunda atenção na formação da Juventude, ao desenvolvimento da Educação pública e da saúde pública e gratuita para todo o povo, no crescimento da participação das Mulheres e no desenvolvimento cultural. Para realizar o projeto do Presidente de criar uma arte e literatura de tipo socialista jucheano, deu valiosas indicações para identificar e reproduzir as obras criadas por Kim Il Sung durante o período da Luta Revolucionária Anti-Japonesa, criar óperas e dramas concordantes com a época da independência, e representar com destreza a figura do líder da classe trabalhadora e à produção de filmes e crescimento da arte cinematográfica.
Kim Jong Il impulsionou fortemente a luta pela reunificação pacífica da Coreia e nas negociações Norte-Sul que em sua época culminou com a visita do presidente sul-coreano a Pyongyang.
Sua obra em prol do desenvolvimento da RPDC, do fortalecimento do Partido do Trabalho da Coreia e do Exército Popular da Coreia repercutem até hoje no país e é continuada com maestria pelo Máximo Líder político da RPDC, o camarada Kim Jong Un com o objetivo de fortalecer a unidade monolítica entre o partido e o povo, para atender às necessidades sempre crescentes das massas populares e tornar a Coreia cada vez mais um país livre, soberano e próspero e socialista.
Viva os heróis do Paektu!
Viva Kim Jong Il!
Viva o máximo Líder Kim Jong Un!